“A música na sala de aula não deve ser utilizada apenas como atividade
lúdica, mas, sim, como um instrumento de disciplina e de combate às dificuldades
de aprendizagem e de memorização de conteúdo”. (Howard, 1984, p.66)
Dessa forma, entende-se que o trabalho com música deve ser uma ferramenta atuante no ato disciplinar,
na luta para vencer as dificuldades de aprendizagem no dia a dia escolar.
As atividades musicais contribuem
para que o indivíduo aprender a viver em sociedade, abrangendo aspectos
comportamentais como disciplina, respeito, gentileza, polidez e aspectos
didáticos, com a formação de hábitos, tais como a noção de higiene, a manifestações folclóricas e dentre outros.
Trago nessa reportagem escrita por Paula Tibúrcio como explorar atividades rítmicas das crianças utilizando o nosso corpo. Explica-se também como adequar os seus usos à realidade do contexto escolar com um vídeo do Curso Educação Infantil – Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Acesso a reportagem no link abaixo:
Referência Bibliográfica:
HOWARD, Walter. A música e a criança. 6.ed. São Paulo: Summus, 1984
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