Na vida da criança a música, desde
sempre, tem influencias como meio de expressão de sentimentos, troca de afetos,
sensações rítmicas, momentos de alegria, criatividade e interação com o grupo
escolar. Esse envolvimento da criança com a música proporciona de forma
divertida e segura a compreensão dos conhecimentos e o sentimento de pertença
ao grupo na socialização daquilo que ouviu, percebeu, interpretou e
compartilhou.
Aliando a escuta, o cantar e o
dançar, a criança percebe o seu corpo no espaço. Adquiri habilidades de movimento
e uma consciência corporal.
Quem
não se deve se lembrar de alguma música que tenha marcado sua infância acompanhada
com as sensações percebidas?
Compartilho
aqui vídeos onde o uso da música está acompanhado com uma atividade que
desenvolve a coordenação motora. Isso porque, através do ritmo e do movimento,
as crianças percebem e despertam as suas variadas habilidades.
Escravos de Jó com Copos
Sobre essas atividades, pode-se refletir segundo Howard (1984), que é necessário a faculdade de concentração nos meios de aprendizagem, potencializadas através da escuta, atenção e movimentos
rítmicos. Habilidades essas adquiridas por meio das experiências rítmicas musicais.
Referências Bibliográficas:
HOWARD, Walter. A música e a criança. 6.ed. São Paulo: Summus, 1984
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