sábado, 21 de janeiro de 2012

Exploração de Sons e Movimentos Rítmicos



Na vida da criança a música, desde sempre, tem influencias como meio de expressão de sentimentos, troca de afetos, sensações rítmicas, momentos de alegria, criatividade e interação com o grupo escolar. Esse envolvimento da criança com a música proporciona de forma divertida e segura a compreensão dos conhecimentos e o sentimento de pertença ao grupo na socialização daquilo que ouviu, percebeu, interpretou e compartilhou.  
Aliando a escuta, o cantar e o dançar, a criança percebe o seu corpo no espaço. Adquiri habilidades de movimento e uma consciência corporal.
Quem não se deve se lembrar de alguma música que tenha marcado sua infância acompanhada com as sensações percebidas?

Compartilho aqui vídeos onde o uso da música está acompanhado com uma atividade que desenvolve a coordenação motora. Isso porque, através do ritmo e do movimento, as crianças percebem e despertam as suas variadas habilidades. 

                                                      Fome Come - Palavra Cantada


                                                                              

              
                                                                   Escravos de Jó com Copos
            

Sobre essas atividades, pode-se refletir segundo Howard (1984), que é necessário a faculdade de concentração nos meios de aprendizagem, potencializadas através da escuta, atenção e movimentos rítmicos. Habilidades essas adquiridas por meio das experiências rítmicas musicais.


Referências Bibliográficas:

HOWARD, Walter. A música e a criança. 6.ed. São Paulo: Summus, 1984

Sites Consultados




Nenhum comentário:

Postar um comentário