sábado, 21 de janeiro de 2012

A Linguagem Musical para DESPERTAR, MOTIVAR e EDUCAR!


              A música no ambiente escolar não serve somente para alegrar as festas, receber uma visita ou preencher o tempo antes de bater o sinal para saída, mas ela deve ser articulada com as outras disciplinas, auxiliando-as.  Porém, precisa ser planejada pelo educador com a finalidade de alcançar por meio da sua utilização um objetivo proposto que seja claro, a fim de utilizá-la como um recurso mediador na aprendizagem.
              O uso da música na escola potencializa áreas do cérebro da criança que auxiliam  no desenvolvimento de outras linguagens.

 Além, é claro, de ser bem divertido!

         Por ser uma mídia que possui uma linguagem própria, repleta de ritmos, melodias e sons, é uma linguagem expressiva que difere das outras mídias por influenciar no desenvolvimento humano através da audição.  Sobre isso, Pena (2010) nos diz que “a música é uma forma de arte que tem como material básico o som”.
              E ao falar do som logo nos vem na memória um dos elementos constitutivos da música que é o ritmo e que por sua vez se manifesta por meio dos sons. Ritmos e sons esses, que podem ser produzidas naturalmente com a voz, as mãos, os pés, como também com ajuda de um instrumento musical.
              Na reportagem da Revista Escola, sobre  Ritmos e Sons, de Beatriz Santomauro   se discute que "não se pode limitar o contato da turma à chamada música infantil." Sendo importante que "a percepção musical na pré-escola seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções". Assim como o uso do corpo como instrumento musical.
               Nesta perspectiva, o professor mesmo sem possuir uma especialidade no assunto tem a capacidade de direcionar a turma ouvir, observa os variados ritmos, os instrumentos e o uso da voz. 
               O trabalho pode começar com uma sondagem sobre as músicas preferidas das crianças. E posteriormente o professor com os alunos dispostos numa roda levar Cds com músicas populares, como chorinho, coco e samba de roda, para utilizando das informações históricas e culturais trazidas nos repertórios musicais questioná-los sobre "que instrumento produziu esse som? Como reproduzir o que foi escutado partindo da exploração do corpo, abafando a boca ou batendo na perna? De que região típida é o genero da música? Quais as danças relacionadas a ela? Além de questionar sobre os valores de forma interdisciplinar com o contexto da criança. 

            Outras atividades a ser realizadas tanto no ambiente de Educação Infantil como no Ensino Fundamental Séries Iniciais são as possibilidades do uso do próprio corpo para produzir música, como bater os dedos no antebraço, na boca, nas coxas. Depois, estender para as carteiras e paredes da sala, permitindo aos estudantes ter uma percepção mais aguçada de som. 



Quer saber mais?     
(Referências Bibliográficas)  

Veja a reportagem da Revista Escola, Ritmos e Sons, d e Beatriz Santoumaro (disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/ritmos-sons-424831.shtml)

PENNA, Maura. Música (s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2010.












Nenhum comentário:

Postar um comentário