A música no ambiente escolar
não serve somente para alegrar as festas, receber uma visita ou preencher o
tempo antes de bater o sinal para saída, mas ela deve ser articulada com as outras disciplinas,
auxiliando-as. Porém, precisa ser planejada pelo educador com a finalidade de alcançar por meio da
sua utilização um objetivo proposto que seja claro, a fim de
utilizá-la como um recurso mediador na aprendizagem.
O uso da música na escola
potencializa áreas do cérebro da criança que auxiliam no desenvolvimento de outras
linguagens.
Por ser uma mídia que possui uma linguagem própria, repleta de ritmos, melodias e sons, é uma linguagem expressiva que difere das outras mídias por influenciar
no desenvolvimento humano através da audição. Sobre isso, Pena (2010) nos
diz que “a música é uma forma de arte que tem como material básico o som”.
E ao falar do som logo nos vem na
memória um dos elementos constitutivos da música que é o ritmo e que por sua
vez se manifesta por meio dos sons. Ritmos e sons esses, que podem ser
produzidas naturalmente com a voz, as mãos, os pés, como também com ajuda de um
instrumento musical.
Na reportagem da Revista Escola, sobre
Ritmos e Sons, de Beatriz
Santomauro se discute que "não se
pode limitar o contato da turma à chamada música infantil." Sendo importante
que "a percepção musical na pré-escola seja estimulada pela audição e pela
interação com diversos tipos de canções". Assim como o uso do corpo como
instrumento musical.
Nesta perspectiva, o professor mesmo
sem possuir uma especialidade no assunto tem a capacidade de direcionar a turma
ouvir, observa os variados ritmos, os instrumentos e o uso da voz.
O trabalho pode começar com uma
sondagem sobre as músicas preferidas das crianças. E posteriormente o professor
com os alunos dispostos numa roda levar Cds com músicas populares, como
chorinho, coco e samba de roda, para utilizando das informações históricas e
culturais trazidas nos repertórios musicais questioná-los sobre "que
instrumento produziu esse som? Como reproduzir o que foi escutado partindo da
exploração do corpo, abafando a boca ou batendo na perna? De que região típida
é o genero da música? Quais as danças relacionadas a ela? Além de questionar
sobre os valores de forma interdisciplinar com o contexto da criança.
Outras atividades a ser realizadas tanto no ambiente de Educação Infantil como no Ensino Fundamental Séries Iniciais são as possibilidades do
uso do próprio corpo para produzir música, como bater os dedos no antebraço, na
boca, nas coxas. Depois, estender para as carteiras e paredes da sala,
permitindo aos estudantes ter uma percepção mais aguçada de som.
Quer saber mais?
(Referências Bibliográficas)
Veja a reportagem da Revista Escola, Ritmos e Sons, d e Beatriz Santoumaro (disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/ritmos-sons-424831.shtml)
PENNA, Maura. Música (s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2010.
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