Pensar sobre o uso da música como mídia social no
contexto educacional é fundamental para (re) dimensionar os conceitos de
aprendizagem. Mas antes de contextualizá-la ao ambiente escolar, é necessário
nos questionar também sobre a influência da mídia musical na nossa
sociedade, diante das inovações tecnológicas.
Essa indagação nos permite refletir que a sociedade
sempre teve influências das manifestações musicais. No mundo, o som e
o ritmo já faziam parte da natureza mesmo antes da presença do ser humano,
desde os barulhos que já se manifestavam por meio do bramido do mar,
da força do vento sob a vegetação, dos rios correndo entre as pedras e animais.
Assim como a voz humana, que é considerada o primeiro instrumento de sopro ao
alcance do homem.
Porém, é perceptível na contemporaneidade a
enorme difusão da mídia musical ligada à produção e assimilação cultural, que
direciona os rumos da cultura e se difundi aos diferentes estilos musicais, com
facilidade de acesso por meio da tecnologia, desde o uso das fitas cassetes,
CDs e download em formato mp3.
Portanto, ao se falar em música é preciso
considera o fator mídia. Sendo esse, multifacetado, e responsável por divulgar
o trabalho do músico através de programas de TV, rádios, jornais, revistas,
facebook, bloggers, dentre outras. Além, de o músico necessitar da mídia para
utilizar dos modernos recursos tecnológicos de produção, como exemplo, a
distribuição de som.
Como sugestão de leitura e reflexão, indico
uma reportagem sobre A Evolução da música: das fitas cassete às
guitarras de brinquedo do Instituto Faber Ludes (disponível
em: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/4858)
As imagens aqui postadas foram retiradas do Googler, disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ii
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