quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Música: Mídia e Tecnologia

Pensar sobre o uso da música como mídia social no contexto educacional é fundamental para (re) dimensionar os conceitos de aprendizagem. Mas antes de contextualizá-la ao ambiente escolar, é necessário nos questionar também sobre a influência da mídia musical na nossa sociedade, diante das inovações tecnológicas.


  
Essa indagação nos permite refletir que a sociedade sempre teve influências das manifestações musicais. No mundo, o som e o ritmo já faziam parte da natureza mesmo antes da presença do ser humano, desde os barulhos que já se manifestavam por meio do bramido do mar, da força do vento sob a vegetação, dos rios correndo entre as pedras e animais. Assim como a voz humana, que é considerada o primeiro instrumento de sopro ao alcance do homem.
 Porém, é perceptível na contemporaneidade a enorme difusão da mídia musical ligada à produção e assimilação cultural, que direciona os rumos da cultura e se difundi aos diferentes estilos musicais, com facilidade de acesso por meio da tecnologia, desde o uso das fitas cassetes, CDs e download em formato mp3.

  





 Portanto, ao se falar em música é preciso considera o fator mídia. Sendo esse, multifacetado, e responsável por divulgar o trabalho do músico através de programas de TV, rádios, jornais, revistas, facebook, bloggers, dentre outras. Além, de o músico necessitar da mídia para utilizar dos modernos recursos tecnológicos de produção, como exemplo, a distribuição de som.


 Como sugestão de leitura e reflexão, indico uma reportagem sobre A Evolução da música: das fitas cassete às guitarras de brinquedo do Instituto Faber Ludes (disponível em: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/4858)

As imagens aqui postadas foram retiradas do Googler, disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ii

Nenhum comentário:

Postar um comentário